Governança Corporativa
Written by Administrator
Wednesday, 09 March 2011 10:54

altÉ um conjunto de práticas e relacionamentos empresarias para otimizar o desempenho da empresa e ela surge, a partir da teoria econômica tradicional, para superar eventuais conflitos, presente com a separação entre a propriedade e a gestão empresarial.

 

 

A Governança deve estar em todos os momentos e detalhes da empresa. Por exemplo, quando você desenvolve um Organograma da empresa e define responsabilidades, segregando o controle de quem executa e quem controla isso é Governança.

Exemplos: Quem vende não deve controlar a área financeira. A área de segurança da Informação, não deve estar ligada ao Gestor da TI.

Treinar os funcionários é fundamental, pois eles são os elementos que fazem fluir a Governança na empresa, podendo ser os seus olhos, para desvios de conduta. Treinar e fundamental. Lembre-se que equipe ruim, resultado ruim.

Para que a Governança seja implementada com sucesso, os acionistas devem ser os patronos, por uma simples razão, as equipes tem que ter a clara noção da importância.

Acredite, antes mesmo de ser uma obrigação legal ou uma exigência de algum regulador a Governança é uma ferramenta para o acionista preservar o capital e a imagem da empresa.

Last Updated on Wednesday, 03 September 2014 20:33